História da Biologia
Postado por
Enio
/ 19:26 /
Datam da época pré-histórica os primeiros relatos biológicos sem bases científicas, porém foi na Grécia Antiga que surgiu o primeiro biólogo da humanidade, Aristóteles.
A observação do homem caçador e coletor foi imprescindível na descoberta do comportamento de animais e plantas. Achados mostram que por volta de 1800 a C. Os babilônios e os egípcios já dominavam conhecimentos de plantas e da produção de óleos vegetais.
No século VI a C. com a cultura grega se expandindo cada vez mais começaram a surgir as teorias evolucionistas, que partiam do preceito de que os seres vivos descendiam de seres inanimados.
O primeiro sistema de classificação dos animais foi criado por Aristóteles, no século IV a C., depois do fim da civilização romana os povos árabes continuaram a divulgar os estudos.
Nos séculos XII e XIII, na Europa, surgiram as primeiras escolas e universidades, mas foi só no século XVI, com o êxodo dos sábios Bizantinos para o Ocidente e com o desenvolvimento da imprensa que os estudos ligados à biologia ganhara força, com a montagem de herbários e jardins botânicos e pesquisas sobre a flora e a fauna.
No século XVII a biologia se consolidou como ciência, e inúmeras inovações como o advento do microscópio, e de um sistema de classificação das espécies.
O pesquisador alemão Gottfried Reviratuns criou o termo “biologia”.
Nos séculos que se seguiram, uma série de pesquisas foram feitas, e a invenção do microscópio eletrônico, no século XX, permitiu que os biólogos alcançassem impressionantes níveis de compreensão da matéria.
Convencionou-se dividir a biologia em diferentes partes, como a zoologia, a botânica, a fisiologia, a bioquímica, a genética e a biotecnologia.
Hoje, existem cerca de 70 mil biólogos no país, embora apenas 30 mil estejam registrados.
0 comentários:
Postar um comentário